Bento une mais uma vez ( díscretio e temperare) ao
escrever este pequeno parágrafo;- que
ele tenha em mente não só este, como também outros testemunhos sobre o dom do
discernimento (discretio) – o pai de todas as virtudes! Assim, que distribuía
tudo com comedimento (temperet), para que os fortes encontrem o que procuram e
os fracos não abandonem.
O dom do discernimento
deve conduzir a ordenar tudo de maneira correta e a guiar. A palavra
(temperare) já significa em si uma moderação, comedimento. Temperare deriva de
tempus= tempo, momento, instante. Tem origem na palavra grega temno, tempo=
cortar. Por este motivo, para Bento, liderar significa ordenar tudo na medida
certa, deixar que tudo aconteça no tempo certo, no momento certo. Liderar tem a
ver com organizar, dar forma.
Eu devo modelar todas as coisas, na forma que
melhor corresponder á realidade e dar-lhes o feito que lhes foi pensado
temperare também significa moderar e suavizar. Bento nunca entende a liderança
como alguma coisa violenta, forçada;- mas antes como algo que ameniza, que
torna suave, que modela, que organiza, que leva ao feitio adequado.
No entanto, mesmo sendo brando, este modelar e organizar
possui energia. Uma planta que cresce lentamente até adquirir a forma que lhe
foi pensada também tem uma força colossal. Ela pode atravessar o concreto e
continuar crescendo sem ser perturbada. A força da liderança mostra-se então no
incentivo que é dado pelo abade aos membros fortes da comunidade. Não se trata
aqui de nivelar os fortes e os fracos, mas sim de levar todos em conta. Os
fortes devem encontrar o que procuram. Eles devem encontrar desafios para
continuar a crescer, para medir cada vez mais suas forças e para experimentar
coisas novas.
E os
fracos não devem fugir destes desafios, porque estes lhes são muito difíceis.
Para mim, esta frase encerra muita sabedoria. Se eu dividir os membros de uma
comunidade em fortes e fracos acabarei por desagregá-la. Se eu tratar a todos
da mesma forma, enfraquecerei a comunidade, pois todos se orientarão na direção
de seu membro mais fraco.
O
líder precisa satisfazer igualmente aos fortes e fracos. Antes de tudo, porque
cada um de nós é, na maioria das vezes, ao mesmo tempo forte e fraco. Os fortes
têm as suas fraquezas e os fracos têm os seus pontos fortes.
Por este motivo, uns dependem dos outros. Bento coloca-se
aqui em uma antiga tradição, na qual é considerada a relação dos fortes com os
fracos uma coletividade. Os fortes devem carregar os fracos consigo. Basílio
(379) entende este carregar os fracos como aceitá-los e curá-los. E ele cita e
interpreta as Escrituras;- ele suportou
nossas doenças e tomou nossas dores para si. Não que ele mesmo as tivesse
contraído! Ele as retirou de seus portadores e as curou. Os fracos são curados
por meio da persistente resistência e da sanidade dos fortes.
Suportar os fracos significa retirar
deles suas dificuldades e as levar embora. Isto parece ser um ideal muito alto,
que exige demais dos fortes. No entanto, Bento não quer exigir demais de
ninguém. Ele apenas não quer que os fortes conduzam suas forças na direção
errada.
Se o forte se ocupar
apenas em superar o fraco, a disputa se tornará entediante. E se apenas lutar
com os fortes e deixar os fracos de lado, haverá uma luta sem fim, que
comprometerá muitas energias. A força do forte fluirá na direção correta quando
ele suportar o fraco, quando o apoiar, quando transmitir a ele um pouco de sua
energia, de sua confiança e de sua capacidade. Então, o fraco também sentirá
prazer com o trabalho. Neste caso, ele trabalhará em seu âmbito da melhor
maneira possível. E poderá se alegrar com aquilo que surgir a partir do
trabalho conjunto dos fortes e dos fracos.
Com o tempo isto conduzirá á prosperidade da comunidade.
Nós devemos distinguir em nós mesmos o que há de forte e o que há de fraco e
nos reconciliarmos com os dois opostos. Se, ao contrário, só vimos em nós
mesmos apenas o lado forte, dissociaremos o lado fraco. Aquilo que foi
dissociado é projetado nos outros. E com isto criamos a desagregação em torno
de nós. Eu conheço gestores que conseguem em pouquíssimo tempo desagregar seus
departamentos em todos os lugares em que atuam.
Porque eles mesmos estão dissociados, só podem causar
desagregação. Alguns deles julgam que isto seria liderança. Pois, por meio da
desagregação tornou-se claro quem é forte e quem é fraco, quem trabalha para o
líder e quem é crítico. Entretanto, esta desagregação é para Bento o contrário
de liderança. Liderar significa levar todos em conta, transmitir a todos a
alegria de estarem uns com os outros e de trabalharem juntos, fazer com que
todos se sintam valiosos e necessários.
Se uma empresa conserva apenas aqueles que têm um bom
desempenho e demite os fracos, é possível que a curto prazo isto até leve ao
sucesso. No entanto, esta medida produz um clima de medo, sob o qual ninguém
pode ser fraco. Todo aquele que é forte também possui fraquezas. Qualquer um
pode, em alguma ocasião, ficar depressivo;- pode ter uma crise, se seu
casamento começa a balançar;- se ficar doente;- se seus filhos lhe derem
preocupações.
Em uma empresa na qual os fracos são postos para fora do
ringue, todos convivem com o medo de serem os próximos. O medo de ser o próximo
a não conseguir satisfazer ás exigências paralisa os colaboradores e os aparta
de suas forças reais. Eu só poderei mostrar uma força verdadeira se eu também
me permitir ser fraco.
Por este motivo, o líder tem como tarefa levar consigo
também aos colaboradores que não corresponderem ás expectativas. Isto não significa que
devamos simplesmente aceitá-los do jeito que são. Eles devem ser desafiados.
No entanto, como diz Bento, eles não devem ser
desencorajados. Aquele que trabalha junto, também tem o direito de ser levado
junto. Em uma atmosfera assim, também aqueles que são chamados fracos podem
agregar suas forças. E muitas vezes são justamente eles que levam uma empresa á
prosperidade.
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Reflexão;- se amar não nos custa nada, significa que
não se ama de verdade. Santa Gianna
Beretta Molla.
Não há prazer tão agradável quanto o
de renovar-se. Públio Siro.
A
verdadeira educação consiste em pôr a descoberto o melhor de uma pessoa. Que
livro melhor que o livro da humanidade? Mahatma Gandhi.
O dever leva-nos a fazer as coisas
bem, mas o amor nos conduz a fazê-las com perfeição. Philips Brooks.
Quem só pensa em si não tem tempo
para ser livre para os outros. Frei Neylor J. Tonin.
A perfeição não consiste na
multiplicidade das coisas feitas, mas no fato de serem bem feitas. São Vicente
de Paulo.
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