Da
fé as virtudes;- a letra te ensina o acontecido;- a alegoria, aquilo que deves
crer.- a moral, o que fazer;- a anagogia, para onde ir. Chegamos ao terceiro
nível de leitura da escritura;- o nível moral que procura extrair da Páscoa
ensinamentos práticos para a vida e os costumes. É importante notar a ordem com
a qual se sucedem os diversos sentidos da bíblia;- a moral não vem primeiro e,
depois, o mistério;- ANTES, AS OBRAS E, DEPOIS, A FÉ;- MAS, O CONTRÁRIO. É
respeitado o princípio formulado por São Gregório Magno;- NO SE VAI DAS
VIRTUDES Á FÉ, MAS DA FÉ ÁS VIRTUDES.
Infelizmente, em dado momento, esta
ordem é perturbada. A alguns padres pareceu pedagogicamente mais conveniente
tratar antes das coisas morais, e, depois, das místicas, que são as mais
elevadas. Santo Ambrósio propõe, portanto, a nova ordem, - primeiro, a
história;- segundo, a moral;- terceiro, o mistério. Esta tendência era forçada
pelo fato que colocava a vida ativa com a moral, e a vida contemplativa com o mistério,
e se sabe quanto, na idade média, a contemplação, simbolizada por Maria, era
considerada mais elevada que a vida ativa. Quando, depois, se afirmou o costume
de dividir a vida espiritual nas três famosas etapas;- VIA PURGATIVA, VIA
ILUMINATIVA E VIA MÍSTICA,- a moral, que preside a via purgativa, não podia
senão preceder, ao comentar a escritura, a atenção ao mistério.
Assim, na prática, se não na teoria,
costuma-se colocar as obras antes da fé, a moral antes do QUERIGMA. Também isto
contribuirá para criar aquela situação que dará a Lutero o pretexto para sua
contestação radical. Cristo não é, para ele, um modelo a ser imitado com a
própria vida, mas um dom que deve ser acolhido mediante a fé, ponto final.
NASCIA A CONTROVÉRSIA SOBRE FÉ E OBRAS, DESTINADA A ARRASTAR-SE TÃO LONGAMENTE
E A CRIAR MUITAS FALSAS CONTRAPOSIÇÕES.
Hoje, com o documento comum da
igreja católica e da FEDERAÇÃO LUTERANA MUNDIAL, chegou-se, pelo menos sobre
este ponto, a um consenso;- NÃO A FÉ OU AS OBRAS, MAS A FÉ E AS OBRAS, CADA
UMA, PORÉM, NA PRÓPRIA ORDEM. No fundo, era isto que São Gregório Magno havia
anunciado com sua máxima;- NÃO SE VAI DAS VIRTUDES Á FÉ, MAS DA FÉ ÁS VIRTUDES.
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A
fidelidade a Deus é a condição para uma vida plena e abundante. Seja realmente
um dízimista! José Brito pinto.
O dever leva-nos a fazer
as coisas bem, mas o amor nos conduz a fazê-las com perfeição. Philips Brooks.
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