quinta-feira, 6 de julho de 2017

CRER EM DEUS .... DOWELL.


Jesus diz no evangelho;- a tua fé te salvou. Se para salvar-se é preciso ter fé, uma pessoa que não acredita em Deus, mesmo quando vive honestamente, está perdida para sempre? O Deus que Jesus que nos revelou deseja a salvação de todos os seres humanos. Oferece a todos a oportunidade de encontrar nele a sua felicidade. Mas é preciso que cada um aceite pessoalmente o convite de Deus.este sim a Deus é a fé. Por isso a fé é necessária para a salvação. Quem não acredita em Deus, quem recusa seu amor, realmente não pode salvar-se, pois é claro que não pode viver feliz junto dele. Mas é preciso entender bem o que significa não acreditar em Deus;- devemos distinguir entre o verdadeiro ateu e uma pessoa que diz que não acredita em Deus, mas no fundo do seu coração tem uma espécie de fé. Quem nega a existência de Deus e, ao mesmo tempo, vive como se Deus não existisse, é um verdadeiro ateu e não pode salvar-se. Buscando simplesmente o seu interesse e capricho, sem obedecer á própria consciência nem respeitar os outros, coloca-se no lugar de Deus, não reconhecendo nada acima de si mesmo.

Mas há pessoas que negam a existência de Deus, porque têm uma idéia errada dele. Na sua educação ou na sua vida, ás vezes até por culpa de nós, cristãos, ficaram com uma imagem deformada de Deus. Pensam por exemplo, num ser que só estaria interessado em proibir e castigar, ou argumentam que se Deus existisse, não poderia permitir tanta maldade e sofrimento no mundo. Mas um Deus tirano ou indiferente ao sofrimento de suas criaturas não é o Deus verdadeiro. O que elas recusam é um falso Deus, que também devemos rejeitar. Se essas pessoas, que pensam que Deus não existe, procuram viver honestamente, em paz com todos, elas estão de fato obedecendo a Deus. Elas já o encontraram e o acolheram no fundo de seu coração, mas não sabem que se trata de Deus, porque o que chamam de Deus é outra coisa que não podem aceitar.

            A atitude de quem reconhece as suas faltas e limitações, mas sem perder a esperança, esforça-se por crescer na bondade e no amor, mesmo sem reconhecer expressamente que é Deus quem o ajuda, já é uma fé inicial que basta para a salvação. Uma pessoa assim não pretende ser o centro do mundo, nem está fechada no seu egoísmo. Pode salvar-se, porque vive de acordo com o Espírito de Jesus, mesmo sem saber que ele está presente, orientando-o para Deus, que é amor.

Ouvi dizer num grupo bíblico que não é preciso ser católico para se salvar. Então que adianta seguir todos os ensinamentos e normas da igreja? É verdade que quem não é católico também pode salvar-se. Não só os cristãos separados da igreja, mas também os membros de religiões não cristãs e até pessoas que não acreditam em Deus, como diz expressamente o concílio vaticano II;- a divina providência não nega os auxílios necessários para a salvação aos que sem culpa não chegaram ainda a um conhecimento expresso de Deus e, apesar disso, esforçam-se, ajudados pela graça divina, para conseguir uma vida reta. Portanto qualquer pessoa pode salvar-se, mesmo sem ser cristão, pode salvar-se. Mas sob algumas condições. A primeira, como ouvimos, é procurar viver honestamente, ajudado pela graça de Deus. A segunda, mencionada também pelo concílio – é que não tenha chegado a reconhecer a Deus, sem culpa de sua parte. Há, de fato, pessoas que por diversos motivos, apesar de ter boa vontade, pensam que Deus não existe. Outras não acreditam em Jesus Cristo e na igreja católica. E, mesmo assim, podem salvar-se, se não têm culpa disso.

Mas para mim e para você a coisa é diferente. Recebemos o anúncio do evangelho e não teríamos desculpa de não ser católicos. Não podemos salvar-nos fora da igreja. Seria, porém, um grande erro considerar a nossa pertença á comunidade eclesial como uma obrigação pesada, uma carga inútil. Ao contrário, a nossa fé é uma graça enorme, o maior presente que recebemos na vida. É verdade que quem encontrou expressamente Deus ou Jesus dispõe mesmo assim de ajuda indispensável para fazer o bem e salvar-se. Mas essas pessoas andam no escuro e descobrem o caminho da salvação com muita dificuldade. Não têm uma confirmação clara nem da utilidade de seus esforços, nem do perdão de suas faltas. Não sabem que Deus é amor e bondade sem limites, como Jesus nos revelou. Porém quando participamos na vida da igreja, encontramos na palavra de Deus, que é Cristo, a luz que orienta a nossa caminhada. Os sacramentos do batismo, da eucaristia, da reconciliação e todos os outros transmitem-nos a força do Espírito Santo, para vivermos a vida nova de filhos de Deus. Neles experimentamos a presença salvadora de Deus no meio de seu povo e entramos em comunhão com ele por meio de Jesus. com o testemunho de sua fé e seu apoio fraterno, a comunidade encoraja-nos para não cedermos ás tentações e enganos do mal. É preciso, portanto, agradecer cada dia o privilégio incomparável de ser católico, filho da igreja, esposa de Cristo e nossa mãe Maria. 

-----------------------------------------------------------------------------------   

A salvação é para todos, mas se você não conhecer a fé ainda aqui na terra. Se você não experimentar viver e dividir seus problemas e alegrias com Jesus Cristo ainda aqui nessa vida...

            Eu te asseguro...Você não conheceu a verdadeira felicidade.

                                               Edna Cavaletti.

Nenhum comentário: