quinta-feira, 6 de julho de 2017

O CÉU NÃO É UM LUGAR - F. BATTISTINI


 
            Quando Jesus fala de CÉU, PARAÍSO, CASA DO PAI, REINO DOS CÉUS, GLÓRIA ETERNA, SALVAÇÃO, ETC, não quer dizer que isto seja um lugar físico. De fato, se fosse um lugar, também não seria capaz de satisfazer o ser humano de felicidade, pois qualquer lugar seria sempre algo de finito, criado e contingente. Devemos entender então, que os termos;- CASA DO PAI, PARAÍSO, SALVAÇÃO, ETC, SIGNIFICAM POSSUIR DEUS, pelo conhecimento e pelo amor. Também significam;- estar com Deus, estar em Deus, e participar da sua natureza, da sua beleza e do seu amor infinito. Participar da natureza de Deus significa ;- tomar parte ATIVA, AFETIVA E EFETIVA do amor e da felicidade de nosso Deus. O reino de Deus, a Salvação, a Felicidade, em potencial ou IN FIERI já estão conosco e com toda a pessoa que vive na GRAÇA DIVINA, ou no AMOR DE DEUS. De fato, Jesus alude a esta fantástica verdade quando diz;- O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS.

            Em que consiste a felicidade total do céu? Ás vezes dizemos que somos felizes quando em nós há ausência de guerras, de medos, de rancor, de dor, de doenças, de preocupações;- uma pessoa diz que é feliz quando vive em paz, quando tem tudo o que precisa, quando ama e é amada;- outros também se acham felizes quando trabalham, quando estão em casa com todos seus familiares, longe dos perigos;- outros se dizem felizes quando estão descansando na praia, longe de tudo e de todos, sem ter nenhuma preocupação;- enfim há quem seja feliz, por ter saúde, paz com todos, amigos, o que comer, onde morar e o que vestir. Essa é a felicidade daqui. É transitória, breve e insegura, porque a qualquer momento podemos perdê-la. A felicidade que teremos no céu será totalmente diferente, infinitamente superior em grau e essência. E será eterna. A felicidade que teremos no céu será tão grande, tão intensa, tão superior que não existem palavras para exprimir, conforme a totalidade dos místicos que tiveram a experiência viva estando ainda no corpo. Para dar uma idéia menos pálida possível, temos que recorrer a exemplos comparativos de conceitos humanos tirados da fatos humanos. PENSEMOS;- cada um de nós, certamente, em vida, já teve um ÁTIMO, um momento, um instante em que pode dizer que foi feliz. Pois bem, pegamos AQUELE ÁTIMO DE FELICIDADE e vamos multiplicá-lo por dez milhões de vezes ou pelo infinito. O resultado será o GRAU DE FELICIDADE QUE TEREMOS NO CÉU, que, logicamente, será infinito. Adquiriremos uma CAPACIDADE DE AMAR INFINITA, sendo o objeto do nosso amor, o mesmo Deus, Uno e Trino, que é infinito;- noutras palavras, a nossa capacidade de amar será inesgotável, PORQUE É FONTE DIVINA INFINITA.

            A felicidade do céu será diferente na essência;- a felicidade que temos aqui, a mais intensa e a mais elevada, não tem nada de comparável á felicidade que teremos no céu. Será uma felicidade totalmente e ESSENCIALMENTE superior. Explicamos com um exemplo;- quando falamos de felicidade, usamos estes termos;- BONDADE, AMOR, PAZ, DESCANSO, ALEGRIA...

            A NOSSA IDÉIA DE BONDADE SEMPRE TEM REFERÊNCIA A ALGO DE CONCRETO E CRIADO, QUE NÓS GOSTAMOS E CONHECEMOS. Também o sentido da palavra amor o adquirimos ao contato com as pessoas boas. Nós mesmos usamos a palavra bondade para indicar diversos tipos de momentos, coisas, ou pessoas muito agradáveis, mas com sentido essencialmente diferente um do outro. Exemplos;- um garoto acabou de saborear uma maçã e disse;- como é boa! – uma mocinha leu um livro em que aprendeu muito e disse á sua colega;- este livro é muito bom! Dona Maria, conversando com sua vizinha na porta de casa, perguntou a esta, se conhecia aquele senhor, de óculos escuros e um pouco gordo, que passava lá embaixo. A vizinha respondeu que sim e que aquele homem era a bondade em pessoa.Temos aqui TRÊS ESPÉCIES DE BONDADE;- a da maçã, do livro e a bondade do homem. A bondade do homem, é totalmente diferente da bondade da maçã e do livro. É essencialmente diferente e superior á bondade da maçã e do livro. A bondade de um ser humano é PALPÁVEL é viva, é real, realiza, transforma para o melhor, eleva, faz amar, reviver. A felicidade que teremos no céu, conhecendo e possuindo deus como Ele É, será totalmente e essencialmente diferente e superior a toda espécie de felicidade que possa existir aqui na terra. Quando falamos FELICIDADE entendemos também paz, calma interior, tranqüilidade, e tudo aquilo que é bom e desejamos com ardor.Tudo isso se pode sintetizar numa só palavra;- AMAR. Porém, o sentido da palavra amar que temos aqui, qualquer um, não tem nada a ver com o amor que experimentaremos quando pudermos conhecer e amar a Deus face a face e quando seremos amados por Deus de uma maneira desconhecida, mas realmente e totalmente. Também a respeito desta palavra AMOR temos que aplicar o processo da maça, do livro e do homem. Repetimos;- o amor que possuiremos no céu será de um GRAU e de uma essência infinitamente e SUBSTANCIALMENTE SUPERIOR a qualquer categoria e noção de amor que possamos experimentar aqui na terra. Jesus mesmo nos deu uma idéia do que o PAI É;- UM PAI BOM, QUENOS ACOLHE, NOS PERDOA E NOS AMA. Essa idéia de DEUS PAI, é Jesus que no-la dá. Mas na realidade DEUS será, na sua essência, infinitamente superior á idéia que Jesus nos deu na parábola do filho pródigo. Não existem palavras para exprimir em conceitos humanos o que está fora de qualquer conceito finito e contingente.

            Deus é totalmente transcendente. Isto é, DEUS é infinitamente e essencialmente SUPERIOR a todo conceito humano. Será que uma formiga tem capacidade de entender a sublimidade, o valor e a essência da vida humana? Absolutamente não, porque a natureza da formiga é radicalmente, essencialmente, infinitamente INFERIOR á natureza humana. Assim mais ou menos, é toda idéia nossa em relação á BONDADE, ao AMOR E Á FELICIDADE DE DEUS;- infinitamente INFERIOR a como DEUS é de verdade. Como então, no céu poderemos PARTICIPAR DA INFINITA FELICIDADE DE DEUS? A esta pergunta somente podem responder os grandes místicos que, desde quando estavam aqui na terra, experimentaram a inefável UNIÃO de almas com DEUS. A esse ponto, pata ter certeza de não errar, vamos dar a palavra a SÃO JOÃO DA CRUZ, mestre no assunto.

            Ele descreve com clareza aquilo que tentamos balbuciar nas páginas atrás, como DEUS ELEVA o nosso intelecto e a nossa vontade (amor) até ao INFINITO, para poder compreender e AMAR A DEUS, COMO ELE É E COMO ELE AMA A NÓS. É preciso entender bem como a alma PARTICIPA DA BELEZA, DO AMOR E DA FELICIDADE DE DEUS, DE MANEIRA EFETIVA E DE MANEIRA INFINITA. O intelecto, antes dessa união, compreendia naturalmente com a força e o vigor de seu lume NATURAL, por meio dos sentidos naturais. AGORA, deixados de lado estes, e movido e iluminado por outro princípio, por aquele SOBRENATURAL de DEUS, transformando-se por isso, em DIVINO, do momento que pela união o intelecto da alma e o de DEUS são UM SÓ.

            Também a vontade que antes amava fracamente, somente com seu apetite natural e de maneira vil, agora foi TRANSFORMADA EM VIDA DE AMOR DIVINO, porque ama de maneira sublime com afeto DIVINO, movida pelo ESPÍRITO SANTO, no qual já vive VIDA DE AMOR, porque a vontade DELE e a sua são uma só. Enfim, todos os movimentos, as ações e as tendências que a alma tinha em força da sua vida natural, NESSA UNIÃO SE TRANSFORMAM AGORA EM MOVIMENTOS DIVINOS, mortos á sua ação e inclinação, e VIVOS PARA DEUS.  A alma de fato, como filha de DEUS em tudo é movida pelo ESPÍRITO SANTO DELE, como afirma SÃO PAULO;- os que são movidos pelo Espírito de Deus são filhos dele.
            Desta maneira, o intelecto da alma é intelecto de DEUS. A vontade da alma é a VONTADE DE DEUS, a memória da alma é memória de DEUS e gozo da alma ( felicidade da alma) é gozo (felicidade de Deus). E a sua SUBSTÂNCIA, APESAR QUE NÃO SEJA A SUBSTÂNCIA DE DEUS, PORQUE NÃO PODE TRANSFORMAR-SE SUBSTANCIALMENTE NELE, É PORÉM, DEUS POR PARTICIPAÇÃO, SENDO UNIDA E ABSORVIDA NELE. CHAMA DE AMOR VIVA.

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