quarta-feira, 5 de julho de 2017

Arrancando os cravos;- padre José Brun.


 
 

            Na igreja dos capuchinhos de Rovigo, Itália, a via-sacra tem uma cena inacabada. É a décima primeira estação, representando a crucificação de Jesus. estão faltando os cravos nas mãos do crucificado.

            Aos visitantes que perguntam o motivo da falta dos cravos, o cicerone explica;- conta-se que o artista José Milani estava trabalhando nesta cena da via sacra. Praticamente pronta, faltava alguns retoques. Em dado momento precisou sair e deixou aberta a porta do ateliê.

            Ao voltar, quem encontrou debruçado sobre o crucificado? Seu próprio filho de poucos anos, ocupado laboriosamente em arrancar os cravos de Jesus. o pai, comovido com a cena, não teve coragem de recolocar os cravos. E assim ficou até hoje.

            Arrancar os cravos de Jesus significa incrementar as obras de misericórdia corporais reclamadas pelo povo sofrido;- EU QUERO MORADIA, ROUPAS, SAÚDE, ALIMENTAÇÃO... DESFRUTAR DE UM LAR E SER FELIZ NO MEU VIVER.

            Arrancar os cravos de Jesus significa ainda incrementar as obras de misericórdia espirituais. Sofrimentos espirituais são piores que os corporais;- EU QUERO EDUCAÇÃO, FIM DO DESEMPREGO E DA CORRUPÇÃO...- O BOM CATÓLICO FAZ COMO O MENINO DE Rovigo;- passa a vida arrancando os cravos de Jesus em conformidade com as prioridades estabelecidas pelo médico americano Kenneth Cooper;- para atingir a harmonia em minha vida entendi que devo manter Deus em primeiro lugar, minha família em segundo e meu trabalho pelo social em terceiro. Misericórdia é o outro nome do amor. Só nos salmos usa-se a palavra misericórdia e afins, cerca de quinhentas vezes. Toda a vida de Jesus foi misericórdia. Para que se abra os tesouros da misericórdia divina, reais e bem maiores que os dos contos de fadas, Jesus aponta o exemplo do Pai;- SEDE MISERICORDIOSOS, COMO TAMBÉM VOSSO PAI É MISERICORDIOSO.

            Tiago radicaliza e condiciona;- HAVERÁ JUÍZOS SEM MISERICÓRDIA PARA AQUELE QUE NÃO USOU DE MISERICÓRDIA. Nietzsche recusou-se a incluir a misericórdia entre as virtudes do seu super homem. Jesus fez exatamente o contrário. Quem passou a vida arrancando os espinhos de Jesus nos seus irmãos será grande no reino do céu e super homem autêntico na ressurreição. NÃO É UMA BELA TAREFA ARRANCAR OS PREGOS DOS IRMÃOS CRUCIFICADOS?

Nenhum comentário: