quinta-feira, 10 de agosto de 2017

SETE PARÁBOLAS SALVADORAS; PADRE JOSÉ BRUN


 
            Naquele dia idílico, Jesus sentado numa barca fez seus discursos á multidão, vazando-os em sete parábolas, em singelo processo comparativo;-

1-     Lembram-se;- saiu o semeador a semear, etc.. na palavra da semeadura, somente vingaram as sementes caídas em terra boa. A palavra de DEUS só frutifica em abundância nos corações de boa vontade. Aqui, na Nigéria, ou em qualquer lugar, DEUS pede-nos uma coisa – boa vontade...

2-     A cinzânia ;- é uma praga muito parecida com o trigo quando pequena. O trigo representa os justos e a cinzânia é jogada ao fogo. No dia do juízo, os bons irão para o céu e os maus para o inferno.

3-     Na PALESTINA, em condições favoráveis, a mostarda pode atingir até quatro metros. A semente é pequeníssima, como a do fumo. Tal contraste entre o tamanho da semente e o da planta, que pode tornar-se a maior de todas as herbáceas, é para JESUS uma boa imagem do começo humilde do reino de DEUS e de sua expansão posterior, na igreja e no coração de cada um.

4-     Um pouco de fermento, você sabe, avoluma muito a massa do pão. Assim JESUS põe em relevo a espantosa desproporção que existe entre os começos do reino dos céus, e seu pleno desabrochar. Simboliza-se ademais o caráter espiritual do reino, que progride sem apelação ao dinheiro e outros recursos humanos.

5-     Ás vezes, após longa caminhada, o cristão tem a intuição que riquezas, prazeres, fama...- não se podem comparar com o tesouro imenso da adesão a CRISTO, qual aconteceu aos apóstolos e milhares de cristãos. Dão tudo o que têm para comprar o tesouro e ficam cheios de alegria.

6-     No tempo de JESUS as pérolas valiam mais que as esmeraldas, as safiras,,,- e serviam para enfeitar as vestes dos ricaços. Assim, um comerciante chega um dia a uma pérola raríssima. Vende tudo para comprá-la. Esta pedra extraordinária é CRISTO e seu reino. Entende-se os dizeres de Paulo;- POR ELE, TUDO DESPREZEI E TENHO EM CONTA DE ESTERCO, AFIM DE GANHAR CRISTO.

7-     A parábola da rede de pesca, a última, expressa a imensa busca do reino dos céus. Milhares vivem uma religião cristã autêntica. Outros não. As conseqüências de uma rejeição total do reino são simplesmente horríveis;- JESUS alude a choro e ranger de dentes....

Nenhum comentário: