quarta-feira, 8 de março de 2017

VAMOS APRENDER COM OS ANIMAIS?

                        SANTO ANTONIO MARIA CLARET
            Animais que me aproximam do bem;- o espírito santo me diz;- vai ter com a formiga, ó preguiçoso, observa seu proceder e dela aprende a sabedoria. Desejo aprender não só da formiga, mas também do galo, do burro e do cão.
            O GALO;- quem deu inteligência ao galo? E nesse instante um galo cantou. 1- o galo acorda-me e eu, como Pedro, devo lembrar dos pecados para os chorar. 2- assim como o galo canta de dia e de noite, assim tenho de louvar a Deus a cada hora e levar os outros a fazer o mesmo. 3- o galo vigia o galinheiro dia e noite. Eu devo cuidar noite e dia das almas que o Senhor me confiou. 4- o galo, ao perceber o menos ruído de perigo, dá alarme. Eu devo fazer o mesmo. Exortar as pessoas ao menor perigo de pecar. 5- o galo defende seu terreiro quando o gavião ou outro animal ou ave de rapina vem para atacar. Devo defender as almas que o Senhor me confiou, contra os gaviões dos vícios, erros e pecados. 6- o galo é muito generoso, se encontra comida, chama as galinhas. Devo abster-me das comodidades e ser generoso e caritativo, principalmente com os mais necessitados.7- o galo, antes de cantar, agita as asas. Eu, antes de pregar, devo agitar as asas do estudo e da oração. O galo é muito fecundo. Eu, devo ser, espiritualmente, a tal ponto, que possa dizer como o apóstolo Paulo;- PELO EVANGELHO, EU VOS GEREI EM CRISTO.
            O BURRO;- 1- o burro é o animal mais humilde por natureza. Seu próprio nome denota desprezo, sua habitação, uma cocheira. Sua comida é palha e pobre os seus arreios. Também devo ser humilde, pobre na moradia, na roupa e na comida, para dar exemplo ás pessoas, como JESUS CRISTO. Já que, pela natureza frágil, minha tendência é para o orgulho e o poder. 2- o burro é um animal muito paciente. Leva pessoas e cargas, recebe pancadas, sem se queixar. Hei de levar com paciência a carga dos deveres e sofrer com resignação, trabalhos, perseguições, calúnias. 3- nossa senhora serviu-se do burro para sua viagem na fuga para o Egito, com a perseguição de Herodes. Também me ofereço a Maria para levar o seu nome a toda parte com prazer e alegria. Também meditar com devoção os santos mistérios, particularmente os dolorosos. 4- Jesus usou um jumentinho para sua entrada triunfal em Jerusalém. Peço a Jesus que se digne servir-se de mim para levar a toda gente o seu triunfo sobre o mal dos pecados e com ele entrar triunfante na glória do Pai. A ele todo o louvor e toda a glória que lhe puder dar na minha vida missionária.
            O CACHORRO;- cães mudos que não sabem latir. (Is 56, 10.) 1- O cão é um animal tão fiel e constante companheiro do seu dono, que nem a pobreza nem o trabalho o separam dele. A mesma fidelidade e constância devem ligar-me ao meu Senhor Jesus Cristo e conservar-me no meu serviço. Direi com São Paulo;- nem a vida, nem a morte, nem outra coisa qualquer, me podem separar do amor de Cristo. 2- o cachorro é um animal leal. Mais obediente que um filho ou empregado, mais dócil que uma criança. Não só faz voluntariamente o que manda seu dono, mas olha a fisionomia do seu senhor para conhecer sua intenção e vontade, a fim de cumpri-las sem esperar que o mande. E ainda o faz com a maior prontidão e alegria e ainda corresponde aos afetos do dono, de tal maneira, que é amigo dos amigos e inimigo dos estranhos a seu amo. Devo possuir essas excelentes qualidades e fazê-las servir a meu Deus e Senhor. Farei, portanto, o que ele mandar diretamente ou por intermédio dos seus representantes. Os amigos de Deus serão meus amigos e os seus inimigos tratarei com respeito, porém sem tolerâncias. E sem contestação, deverei lutar contra os inimigos da alma, visto não serem amigos de Deus.  3- o cachorro vigia durante o dia e á noite redobra a sua vigilância. É o guarda fiel. Se suspeita das más intenções de alguém, ladra sem parar e avança, se decide. A defesa do seu dono está acima de tudo. Proponho vigiar-me também e estar contra os inimigos de Deus. 4- o maior prazer do cão é estar e andar na presença de seu dono. Mostrar-lhe contentamento. Procurarei andar sempre, com prazer e alegria na presença de meu Deus, o querido Senhor, e assim não pecarei e serei perfeito, segundo a palavra do Senhor a Abraão;- ANDA NA MINHA PRESENÇA A SÊ PERFEITO.

                                               ---------------------------------------

LUZES E GRAÇAS;-
em 1855, no dia 12 de julho, ás 17h30, ao terminar de escrever a carta pastoral sobre a IMACULADA CONÇEIÇÃO, ajoelhei-me diante da imagem de Maria para agradecer por ter-me ajudado a escrever aquela carta.
            Para surpresa minha, ouvi uma voz clara que vinha da imagem e dizia;- ESCREVESTE BEM.

            Esta declaração impressionou-me profundamente, e me fez sentir veemente o desejo de ser perfeito.   Santo Antonio Maria Claret – rogai por nós, que recorremos a vós. Amém.

Nenhum comentário: