quarta-feira, 8 de março de 2017

VEJA COMO ELES MORRERAM.


A IGREJA É PERSEGUIDA;-                                    BATTISTINI.
                        CALUNIADA E DESPREZADA.
           
Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. A primeira vítima da perseguição foi Estevão foi um dos primeiros diáconos da Igreja foi martirizado simplesmente porque era seguidor de Jesus. Ele foi encurralado e apedrejado até á morte, porém, antes de morrer, teve coragem de perdoar e rezar pelos seus matadores;- Senhor, não lhes leves em conta este pecado... – a estas palavras, expirou.
Logo no início da caminhada da igreja, eis o que aconteceu;- naquele dia, rompeu uma grande perseguição contra a comunidade de Jerusalém. Todos se dispersaram pelas regiões da Judéia e de Samaria, com exceção dos apóstolos. Entretanto, alguns homens piedosos trataram de enterrar Estevão e fizeram grande pranto a seu respeito. Saulo, porém, devastava a igreja. Entrando, pelas casas, arrancava delas homens e mulheres e os entregava á prisão.
            O primeiro Apóstolo a ser morto foi Tiago, o maior. Foi morto pelo Rei Herodes, simplesmente para agradar aos judeus. Antes mesmo de os apóstolos Pedro e Paulo irem para Roma, já havia, na Urbe, uma comunidade muito viva e ativa da igreja, e converteu muita gente, até mesmo membros da casa imperial, da nobreza, do exército e do Senado. Ao mesmo tempo, porém, havia um numeroso grupo de judeus que, como fizeram na Palestina co Jesus e com sua igreja, começaram a persegui-la, inventando, contra ela muitas mentiras.
Astuciosamente, os judeus de Roma aproximaram-se de Pompéia Sabina, amante do imperador Nero, com a intenção de perseguir os Cristãos. Por meio dela conseguiram chegar ao imperador e manipulá-lo do jeito que queriam. De fato, quando este imperador, louco, no dia 18 de julho do ano 64, mandou incendiar Roma, por pura diversão, sob a orientação de Pompéia, colocou culpa nos cristãos. Dali começaram as perseguições cruéis contra a igreja.
Detalhe;- por trás desta atitude, estavam os mesmos que, alguns anos atrás, condenaram Jesus á morte na cruz, como se lê em João. São Pedro e São Paulo foram massacrados nesta perseguição no ano 64. Pedro foi sepultado no mesmo lugar onde hoje esta edificada a basílica em honra a ele. Paulo também foi decapitado durante a mesma perseguição de Nero. Todos os outros apóstolos morreram martirizados. O último Apóstolo a morrer pela causa de Jesus foi João. Depois de ter pregado o Evangelho na Ásia menor, foi morar em Éfeso. Dali foi levado para Roma, durante a perseguição de Domiciano. Segundo a tradição, foi colocado em uma caldeira de azeite fervente. Tendo saído vivo, foi levado para a Ilha de Patmos, onde escreveu o livro do Apocalipse. Libertado, voltou para Éfeso, onde morreu, depois do ano 100.
Calúnias contra Jesus e a sua igreja;- durante toda sua vida, Jesus conheceu a ira, o ódio e a perseguição dos fariseus, escribas, saduceus, herodianos. Logo que Jesus ressuscitou, sua fama, juntamente com sua igreja, começou a crescer de maneira assustadora. Os mesmos inimigos de sempre tentaram tudo para sufocar esse crescimento. O Talmud é um comentário muito vasto e erudito sobre os primeiros cinco livros da Bíblia. Por meio dele, que era lido por todos os judeus do mundo, espalharam que Jesus era FILHO BASTARDO DE UMA MULHER ADÚLTERA (YEBAMOT M,4,13).
O filósofo Celso, judeu, citado por Orígenes, assim fala a respeito de Jesus;- foi o próprio Jesus que inventou ter nascido de uma virgem, mas na realidade nasceu era em um povoado hebraico e de uma mulher do lugar, uma coitada que, acusada de adultério, foi expulsa de casa por seu marido, um carpinteiro. Foi-se embora e, á sombra de uma cabana, deu á luz a Jesus. A respeito dos Apóstolos, o mesmo Celso, citado por Justino, o maior apologista católico de todos os tempos, assim declara;- ele reunindo em torno de si uma dezena de homens de má fama, de vida viciosa, andou vagabundeando de lá para cá fazendo coisas erradas.      
Calúnias de algum judeu de Roma contra os cristãos;- os cristãos matavam as criancinhas e as comiam, envenenavam as águas da cidade- praticavam magia negra e todo o tipo de bruxaria. Os judeus são expulsos de Roma;- quando o imperador Cláudio, por meio de sua polícia secreta, descobriu que, por trás de todas as perseguições contra os cristãos e das calúnias que circulavam a seu respeito, estavam os judeus, com um Decreto, - expulsou-os da cidade.
Cláudio foi um dos imperadores mais equilibrados, justo e inteligente. Esse fato da expulsão dos judeus da Urbe é relatado por Svetonio, que era historiador oficial do senado romano. Também São Lucas menciona esse fato nos Atos dos Apóstolos, onde lemos;- depois disso, saindo de Atenas, Paulo dirigiu-se a Corinto. Encontrou ali um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, e sua mulher Priscila. Eles pouco antes haviam chegado da Itália, por Cláudio ter decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo uniu-se a eles.
Como exercessem o mesmo ofício, morava e trabalhava com eles. (eram fabricantes de tendas), todos os sábados ele falava na sinagoga e procurava convencer os judeus e os gregos. Mesmo assim, o Império Romano, com toda sua força, continuou perseguindo os cristãos de maneira cruel. Os membros da Igreja, aos milhares, eram mandados ao Coliseu, como espetáculo macabro para os (civilizados) romanos. Correu muito sangue. Mas este era como semente, da qual nasciam novos membros fortes, robustos e prontos a enfrentar, em nome de Jesus, todos os tormentos possíveis. Tudo foi inventado e provado para (domar) a fé da igreja. INUTILMENTE! Em pouco tempo, com a graça do Espírito Santo e a perseverança dos cristãos, a igreja se espalhou até os confins do mundo.
Os imperadores que mais perseguiam a igreja foram;- Nero, que reinou do ano 54 até 68;- Domiciano, do ano 81 até 96;- Marco Aurélio, de 161 até 180;- Septímio Severo, de 193 até 211;- Décio, de 249 até 251;- Diocleciano, de 284 até 305.
Edito de Milão;- paz e liberdade para a igreja;- ano 313- finalmente, depois de muito sangue derramado, a paz foi alcançada. Nesse ano, o Imperador Constantino, filho de Santa Helena e Constâncio Cloro, proclamou o Edito. Eis as palavras do Edito de Milão;- HAVEMOS POR BEM ANULAR POR COMPLETO TODAS AS RESTRIÇÕES CONTRA OS CRISTÃOS E QUEREMOS DAR TOTAL LIBERDADE AOS QUE QUISEREM PRATICAR A RELIGIÃO CRISTÃ.
Constantino não só deixou de lado o paganismo, mas se converteu e ajudou a igreja a levar sua mensagem de amor a todos os povos que ainda não a conhecia. Mesmo assim, em todas as épocas, a igreja sempre conhece injustas perseguições e calúnias, exatamente como seu Mestre e Fundador. Mas, isso, apesar de tudo, é um sinal positivo para a igreja, pois demonstra, com clareza, que se identifica radicalmente com seu divino fundador.
                                               -------------------------

Nossa senhora das dores, rogai por nós que recorremos a vós. Ao ver o amado filho carregando a pesada cruz, torturado e sofrido, coroado de espinhos e ensagüentado, a dor da mãe de Deus foi tão profunda que nos faz refletir até hoje sobre as nossas próprias dores. E peço-te Virgem Imaculada piedade por todos que sofrem violências, brutais e também pelos desaparecidos, todos os seus familiares- que teu sagrado manto cubra-os de fortaleza e mostre teu filho misericordioso a todos homens e mulheres- para que possam suportar com vigor que vem do alto suas pesadas cruzes. E quem ler esta página reze uma ave Maria. Amém.

Nenhum comentário: