segunda-feira, 5 de junho de 2017

História de Jonas;- Dowell.



 

            Quem era Jonas? Onde vivia? Em que época? É verdade que ele ficou três dias e três noites nas entranhas de um peixe? É natural que tenha dúvidas sobre a história do profeta Jonas. Há várias coisas inverossímeis; Jonas que fica no ventre de um peixe durante três dias e três noites e depois é vomitado são e salvo em terra firme;- o tamanho de Nínive que precisa de três dias para ser atravessada;- a conversão imediata do rei e de todo o povo da cidade ao ouvir a pregação de Jonas;- a ordem de jejuar e fazer penitência dada pelo rei aos próprios animais. De fato, este livro do antigo testamento não descreve um fato histórico. É uma espécie de novela, cheia de bom humor e mesmo de ironia, mas com uma mensagem religiosa muito profunda. É como a história do filho pródigo e outras parábolas contadas por Jesus. Jonas é o personagem principal dessa novela religiosa. A bíblia fala de um profeta com esse nome, que viveu muito antes, do qual não se sabe mais nada. Nínive foi a capital da Assíria, um reino poderoso, inimigo de Israel. Tarsis era uma cidade da Espanha atual. Todo o resto da história é inventada pelo autor para comunicar a sua mensagem sobre o mistério do amor imenso de Deus. a ideia fundamental é a universalidade da salvação;- o arrependimento é sempre possível, porque Deus é misericórdia e perdão. A salvação é uma iniciativa livre e gratuita de Deus, fruto não dos nossos méritos, mas de sua bondade. Ele que criou o mundo inteiro quer salvar todas as criaturas, não só os judeus, mas também os pagãos, não só os justos, mas também os pecadores.

            Jonas representa os membros do povo de Deus que se consideravam privilegiados e tendiam a desprezar e condenar os outros, especialmente os seus inimigos. Nínive é o símbolo do que há de mais odioso, repugnante e cruel entre os opressores de Israel. Jonas recebe a missão de anunciar ao povo dessa cidade o castigo de Deus dentro de quarenta dias. É uma oportunidade para que se convertam e sejam perdoados. Mas ele não pode aceitar que Deus salve aqueles malvados. Não concorda com Deus, zanga-se, sente-se tão frustrado diante da conversão e perdão de Nínive que deseja morrer. Vale a pena reler as poucas páginas de Jonas;- tendo presente esta chave de leitura. A lição é válida ainda hoje. Também temos a tendência de condenar quem não está do nosso lado, quem pensa de outro modo, ou age mal. Julgamos facilmente que são pessoas de má fé, sem coração, sem valor. Pior ainda se são criminosos de guerra, torturadores, culpados de massacres e genocídios, como os ninivitas. Não merecem nenhuma compaixão. A história de Jonas mostra que Deus não pensa assim. Também a eles oferece o perdão. E ás vezes mostram-se mais sensíveis do que nós a essa prova da sua bondade.

            Que quis dizer Jesus quando falou do sinal de Jonas? Como ele entendia a história desse profeta? O povo pedia um sinal do céu para acreditar em Jesus. Queriam que ele manifestasse de modo espetacular o seu poder de grandeza. Mas Jesus se recusa. Para quem está aberto a verdade, bastam suas palavras, suas atitudes, as curas que opera, para reconhecer que ele é o Enviado de Deus.não lhes dá o sinal que pedem. Mas promete um outro sinal, diferente, o sinal de Jonas. (como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem estará no seio da terra três dias e três noites. Achamos absurda essa história de ficar três dias e três noites no ventre do peixe e sair vivo. Jesus refere-se evidentemente a sua morte e ressurreição.

            Sabia muito bem o que queria dizer o livro de Jonas, no Antigo Testamento, quando conta que ele foi engolido pelo monstro marinho. O livro não narra um fato histórico. É uma espécie de parábola ou novela religiosa, cujo personagem principal é Jonas;- um profeta que Deus envia á cidade de Nínive para anunciar a sua destruição por causa da maldade dos seus habitantes. Jonas não obedece e embarca para Tarsis, do outro lado do mundo, fugindo de Deus. Sobrevem então uma tempestade terrível. Os marinheiros apavorados tiram a sorte para ver quem está atraindo o castigo divino. A sorte cai em Jonas. Ele reconhece que sua presença no barco é motivo da tempestade. É então lançado ao mar, que se acalma. Deus, porém, tem compaixão de Jonas e o livra da morte certa. Este é o significado do episódio do peixe que o engole. Depois de três dias e três noites no fundo do mar, ninguém pode salvar-se. Mas a onipotência e misericórdia de Deus é capaz de vencer o poder da morte e restituir-lhe a vida. É o que exprime a oração de Jonas;- tu me lançaste em águas profundas, no coração dos mares, e as ondas me envolviam. Eu já dizia;- estou expulso da presença de teus olhos. Tinha descido a uma região cujos ferrolhos se fechavam sobre mim para sempre.Mas tu arrancaste da perdição a minha vida. Javé, meu Deus.

            Quando Jesus fala do sinal de Jonas, quer dizer que ele também será condenado á morte, mas que seu Paio livrará da perdição definitiva. O ventre do peixe é como o túmulo de Jesus, do qual ele ressurge ao terceiro dia. A história de Jonas é usada como uma profecia que anuncia misteriosamente a sua ressurreição, o sinal definitivo de que ele é o Filhgo querido de Deus.

 

                                               -----------------------------------------

 

A fidelidade a Deus é a condição para uma vida plena e abundante.seja realmente um dizimista.  Padre Walter José brito Pinto.

 

            Nunca tenhamos pressa ao trabalhar para Deus. estamos ao seu dispor. Fazemos a sua obra, não a nossa.    Padre Mortier

 

                        A tua vida interior deve ser isso precisamente;- começar....e recomeçar. São Josemaria Escrivá.

 

Eu quero de Deus esse privilégio;- não ter nenhum privilégio da parte dos homens, a não ser tratar a todos com respeito. São Francisco de Assis.

Nenhum comentário: