segunda-feira, 5 de junho de 2017

O QUE SUAS CRENÇAS PODEM FAZER POR VOCÊ? DANIEL GODRI.


 
 

Checando seus alicerces;- o que suas crenças podem fazer por você. Outro fato importante narrado em diversos livros, como O DNA do sucesso (ZUFELT, 2005), é ter a consciência de que conhecimento não altera comportamento. Ou seja, não basta conhecermos o que fazer, é preciso crer naquilo que se tem a fazer.

            É por esse motivo que encontramos médicos que fumam, nutricionistas obesos, arquitetos que possuem casas feias e aí por diante. Saber o que precisa ser feito é muito diferente de crer naquilo que precisamos fazer. É justamente por esse motivo que as muitas promessas de ano novo não passam do mês de janeiro;- emagrecer, voltar a estudar, abrir um negócio, etc. não que as pessoas não queiram fazer essas coisas, ou não estejam sendo sinceras quando fazem promessas. Contudo, elas envolvem somente sua mente no processo. Seu coração está longe, envolvido com o caminho mais fácil, mais prazeroso e que pede menos dor. Saber disso já é um grande passo. No entanto, vencedores descobrem aquilo pelo que seu coração bate mais forte. Se você deseja algo, você não vai se importar em se esforçar para conseguir. Mas se você não deseja, todo esforço torna-se insuportável ao longo do tempo, mesmo para aqueles que desenvolveram a bela virtude da força de vontade.

            Você pode tentar gostar de algo, o que leva mais tempo, ou achar algo que inflame seu coração e investir nisso. Certamente, ninguém faz tudo o que quer o tempo todo. Isso é lógico, irreal e impossível. Até jogadores de futebol, com a sua bela profissão, em minha opinião, tem que passar por coisas não tão agradáveis como treinamento físico, manter o peso, pressão da torcida, longas viagens, transferências não aceitas e coisas do tipo. Muitas pessoas sofrem de síndrome de Alice. A exemplo da personagem do filme Alice no país das maravilhas, eles desejam que o seu mundo seja irreal, sem problemas, sem conflitos. Um ser humano normal tem conflitos, tem momentos ruins, sente culpa. Isso faz parte da normalidade. A ausência desse tipo de sintomas é que preocupa. Porém, em hipótese alguma, as dificuldades humanas podem impedir vencedores de chegar lá.

            Os apóstolos de Jesus Cristo, por exemplo, viram ele pregar, curar e realizar coisas incríveis, mesmo assim o abandonaram na cruz. Não se pode dizer que fizeram isso por maldade, mas certamente o negaram por medo. Contudo, esses mesmos discípulos e apóstolos, após serem revestidos da força de Deus no dia de pentecostes, sofreram martírios e morreram pela causa de Cristo. Deus sabia que os homens precisam mais do que conhecimento, eles precisam de experiência. O processo é esfriar a cabeça e inflamar o coração. Isso gera resultados! As crenças tem o poder de limitar ou expandir seus sonhos. Se você crê pouco, alcançará pouco. É preciso acreditar nas grandes possibilidades e, ao mesmo tempo, crer que grandes coisas se fazem com pequenos passos e pequenas metas. As pequenas coisas e os pequenos avanços são importantes, pois nos mantêm motivados e focados no objetivo maior e principal. Há uma pesquisa muito interessante citada por Robert m. Pirsig. Ele conta que alguns monges se propuseram a apostar uma corrida. O grupo foi dividido em dois;- os monges mais velhos e os monges mais novos.

            O objetivo era alcançar o pico de um monte muito alto. Quem o fizesse antes ganharia. Se essa pesquisa fosse aberta a apostas, em quem você apostaria? Nos monges mais novos? Certamente, eu também o faria. Afinal os mais novos tem mais preparo, mais energia, mais vontade, certo? Mas não foi o que aconteceu. Ao contrario do esperado, não foram os monges jovens que chegaram ao topo, foram os mais velhos. E porque? Porque os mais novos, na vontade de atingir o topo, tornaram-se ansiosos e partiram muito rápido, perdendo o fôlego necessário para chegar lá. Os mais velhos olhavam para o pico da montanha somente com referencia de direção e, diferente dos mais jovens, procuraram admirar a beleza da trajetória da subida. Isso os motivava e desviava a atenção do cansaço para as belas imagens do trajeto. Isso se chama experiência. E porque não estratégia e sabedoria.

            Vencer não é somente uma questão de força, mas de inteligência, - você precisa aprender a curtir a jornada, a não esperar aquele cargo, aquele carro, aquela cirurgia, aquela roupa, aquela venda para ser feliz. Você tem que aprender a curtir aquilo que você já tem.

Conhecendo-se e sabendo com que armas lutar;- um vencedor não deve e não pode ser alguém que ignora suas próprias limitações. Ao contrario, ao sabê-las e admiti-las esta pronto para lutar melhor, para protegê-las e melhorá-las. Ignorar seus pontos fracos é como tentar encher uma piscina sem fechar o ralo;- impossível. Do ponto de vista motivacional, para não dizer várias teorias, tentam explicar o que move as pessoas. Desde as teorias motivacionais clássicas ás teorias atuais, estudiosos querem entender o que faz alguém agir. Do ponto de vista da simplicidade e aplicabilidade, gostaria de mostrar um esquema por Tamara Lowe, em seu livro Super Motivado (2010).

            Nesse trabalho a autora, que trabalha na área motivacional com grandes empresas do mundo, mostrou algo que é fácil de ser assimilado e aplicado independente do grau de conhecimento sobre a área. São de grande importância as quatro colocações da autora sobre motivação;- 1- TODAS AS PESSOAS PODEM SER MOTIVADAS. 2- CADA UM POSSUI UM TIPO MOTIVACIONAL ÚNICO. 3- O QUE MOTIVA UMA PESSOA PODE DESMOTIVAR OUTRA. 4- NENHUM TIPO MOTIVACIONAL É MELHOR QUE O OUTRO.

            Todas as pessoas podem ser motivadas;- isso é muito verdadeiro. Ás vezes, dizemos que uma pessoa não sai do lugar, que não quer nada com nada. Mas, na verdade, é bem possível que ela não esteja em um ambiente motivador para ela. Ignorar isso é como tentar fazer um carro andar na água e um barco andar na rua. Ou seja, todo mundo pode ser motivado por algo. Mesmo que esse algo não seja bom, do ponto de vista ético, todas as pessoas podem ser motivadas. Cada um possui um tipo motivacional único;- cada pessoa tem um DNA motivacional único formado de desejos, necessidades e agraciações. Esse DNA motivacional nasce com você e não é algo que você, segundo a autora, possa mudar.

                        D                                            N                                            A

Desejos-conexão- produção.          Necessidades-estabilidade-          agraciações- interioridade

                                                           Variedade.                            Exterioridade.

Os desejos são as forças interiores que levam uma pessoa a agir. E podem se dividir em necessidades de conexão e de produção. Ou seja algumas pessoas tem mais necessidade de se conectar, de estar em um ambiente leve, cooperativo e outras tem mais desejo de produção, de agir, de fazer, de ter resultados. Evidentemente, ter um lado em evidencia não significa não ter outro. Você como conector também pode se preocupar com resultados. E você focado em resultados também pode se preocupar com as pessoas. Mas em cada ser humano um dos dois desejos é superior ao outro. As necessidades são os requisitos que uma pessoa deve cumprir para se sentir satisfeita. Alguns gostam mais de um ambiente estável, sem grandes mudanças, seguro e sem grandes novidades. Outros, por sua vez, os variadores, gostam mais de coisas novas, de constantes mudanças, de não terem rotina. Finalmente, o A do DNA motivacional se refere a AGRACIAÇÕES, que são as recompensas diante das conquistas que a pessoa faz. Algo que a pessoa gostaria de receber por um bom desempenho. Essas agraciações podem ser interiores ou exteriores. Os primeiros, os interiores, buscam mais a admiração sincera, são focados em uma missão nobre, preferem reconhecimento privado a público, querem receber FEEDBACKS positivos e gostam de se sentir bem com o que fazem.

            Os segundos, os exteriores, valorizam o reconhecimento público, liberdade de ação, autonomia, remuneração variável, são mais motivados por salários, bônus, oportunidade de crescimento e benefícios. O seu alto desempenho se encontra na junção das 3 coisas do DNA;- desejos, necessidades e agraçiações. O QUE MOTIVA UMA PESSOA PODE DESMOTIVAR OUTRA;- essa é uma verdade absoluta. Alguns são motivados mais por dinheiro outros mais por elogios. Os primeiros se frustram quando somente recebem elogios e os segundos quando recebem somente gratificações em dinheiro.

            Ambos, evidentemente, gostam de elogio e de uma boa remuneração, mas também possuem um sistema de agraciações diferentes, uns valorizando mais o material e o status e outro mais o reconhecimento e elogios.

            NENHUM TIPO MOTIVACIONAL É MELHOR QUE O OUTRO;-  sim, dependendo de onde você trabalha e do que você faz é correto dizer que nenhum tipo motivacional é melhor do que o estilo motivacional de outro. Um estilo será mais apropriado dependendo do momento, emprego e desafios propostos.

 

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Um pensamento;-

o meu presente depende do meu passado, para construir o meu futuro com mais segurança e equilíbrio. Nada na nossa vida é apagado.   Edna Cavaletti.                      

 

O único homem que jamais erra é aquele que nunca faz nada.   Eleanor Roosevelt.

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