segunda-feira, 5 de junho de 2017

O nascimento de Deus;- Anselm Grün.


 
 

            Para Tauler, as angústias e dificuldades provocadas pela crise da meia idade são apenas as dores do parto do nascimento de Deus na pessoa. No meio da opressão dessa crise, Deus incita as pessoas a se dedicarem no fundo de suas almas, reconhecerem sua vulnerabilidade e fragilidade, e entregarem-se totalmente ao espírito de Deus. Quando nos desapegamos de tudo o que pode atrapalhar a ação de Deus em nós, então ele pode nascer no fundo de nossa alma. E, segundo Tauler, o nascimento de Deus na pessoa é a meta do caminho espiritual;

            Confie em mim, nenhuma opressão surge na pessoa, sem que Deus não queira nascer de novo. E saiba;- tudo o que a opressão ou a pressão toma, ou silencia ou libera, renasce em você. E isso então é o renascimento, seja do que for, Deus ou criatura. Então, lembre-se;- se a criatura, seja qual for seu nome, perturbá-lo, ela destruirá totalmente o nascimento de Deus em você. Nesse texto o perigo da crise torna-se evidente. Somos tentados a eliminar a pressão direcionando-nos ao exterior, por meio da atividade, do apego as formas religiosas, ou mudanças externas. Isso tudo são criaturas, coisas produzidas por nós mesmos. Elas impedem o nascimento de Deus em nós. Portanto, seria conveniente deixar que o próprio Deus alivie-nos a pressão, na medida em que suportamos Deus, deixamos que ele aja em nós e nos entregamos a ele. Só Deus pode livrar-nos da pressão.

            Que venha o que tiver de vir, de fora e de dentro, - deixe tudo se dissolver e não busque consolo, pois exatamente Deus vai aliviá-lo;- para isso mantenha-se livre e deixe tudo por conta dele.

            A condição para o nascimento de Deus na pessoa é o direcionamento para o interior. A alma deve;- prover a tranqüilidade e o silêncio em seu interior e fechar-se em si mesma, envolver-se  proteger-se dos sentidos no espírito, esquivar-se do que é sensorial e preparar-se, num estado de calmaria, de repouso interior.

            Nesse silêncio de Deus pode ser ouvida e captada, e com isso processa-se o nascimento de Deus na pessoa como ocorreu com Maria, da qual Agostinho diz;- Maria ficou feliz quando Deus nasceu espiritualmente em sua alma e fisicamente de seu corpo. Com o conceito do nascimento de Deus, típico da mística alemã, Tauler quer dizer que a pessoa abre-se a Deus, ela se torna capaz de encontrar Deus, de ser transformada internamente por ele e viver plenamente a partir do espírito de Deus. Deus não é apenas mais uma instância externa que zela pelo cumprimento dos mandamentos, não é mais o ideal que perseguimos, mas interiorizou-se em nós, nós o vivenciamos e agora vivemos a partir dessa experiência do Deus presente. A vida a partir de Deus não passa mais apenas por nossa vontade, com a qual nos propomos a cumprir os mandamentos de Deus, mas brota de um coração tomado por Deus, que se tornou tranqüilo e desapegado por causa da proximidade de Deus, tornou-se maduro e sábio, bondoso e pleno de amor.

            Portanto, a crise da meia idade tem um objetivo. Ela é uma oportunidade de se abrir espaço ao autêntico humanismo e, no caminho de Deus, dar um passo decisivo para a frente. Quando conhecemos a relação entre a opressão e o nascimento de Deus, como nos mostrou Tauler, podemos reagir de forma diferente aos primeiros sinais dessa crise. Não ficamos desnorteados, não achamos que devemos experimentar todos os métodos psicológicos possíveis para podermos superá-la e nos curarmos.

            Podemos considerar a crise uma tarefa espiritual, quando a admitimos e ouvimos o que Deus nos quer dizer com ela. Não precisamos proteger-nos dela com os diversos mecanismos de defesa possíveis de serem empregados, e também não precisamos fugir, mas, apaziguados, podemos deixar Deus agir em nós, podemos permitir que Deus vire nossa casa de cabeça para baixo e desarrume toda a suposta ordem que existe em nosso interior.

            Em vez de nos queixarmos de nossa crise, deveríamos agradecer a Deus sua ação em nós, o rompimento de nossa rigidez, permitindo a entrada de seu espírito, que visa transformar nosso coração sempre mais.

 

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            É bom saber;- os discípulos são levados ao íntimo de Deus mediante a imersão na palavra de Deus.  Papa Bento xvi.

 

            O santo rosário é a arma de quem quer vencer todas as batalhas. São Pio de Pietrelcina.

 

            A bíblia tem sido a carta magna dos pobres e oprimidos. A raça humana não está em condições de dispensá-la. Thomas Henry Huxley.

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